terça-feira, 6 de setembro de 2011

Eurobasket 2011

Presidente de IDP recebeu comitiva no Aeroporto
Portugal chegou cerca do meio-dia a Lisboa

Portugal chegou hoje, perto do meio-dia, ao Aeroporto de Lisboa, depois de mais de 12 horas de uma viagem que começou à 1h30 (23h30 horas potuguesas). À espera da comitiva, familiares e amigos confortaram os membros da comitiva. Mas de realçar a presença do Presidente do IDP, Dr. Augusto Baganha, que fez questão de cumprimentar todos os intervenientes e de salientar a dignidade com que estiveram na Fase Final do Eurobasket 2011, numa atitude que sensibilizou atletas, treinadores e staff.


Foi terminar a partida frente à Lituânia, arrumar as malas, comer qualquer coisa e... Destino: Portugal. Terminou a participação portuguesa no Eurobasket 2011. Mas, tal como Portugal, selecções como a Croácia e Itália, ou Letónia e Bélgica, também regressaram a casa no final da primeira fase. E Montenegro, que já havia feito companhia na ida, lá estava no check-in com os bilhetes de volta, apesar das ambições que tinham.

Era 1h30 quando Portugal se despediu do profissional e simpático staff do Hotel Romantic, em Panevezys, e se fez à estrada para cumprir os primeiros 140 kms, em direcção a Vilnius. No check in lá estava a selecção de Montenegro e o voo, marcado para as 5h15 saiu à hora certa. Depois de 2 horas e meia em Frankfurt, a delegação lusa, sem Filipe da Silva que viajou para Paris, embarcou no voo LH1166 que também cumpriu o horário estabelecido, quase ao minuto. Eram 11h15 quando o avião tocou o solo lisboeta. Malas recolhidas e os braços familiares à espera foram a recompensa de uma epopeia que já durava à dois meses e meio.

Agora uma nota pessoal do autor desta notícia, que acompanhou e sentiu de perto o esforço e o trabalho de um grupo que, por muito que custe, ficará na história pelo que fez pela modalidade nos últimos anos e por resultados que, há 15 anos atrás eram impensáveis para uma selecção de basquetebol portuguesa.

Portugal sai de cabeça erguida. Não faltarão as vozes criticas que sempre se ouvem nestas alturas, mas o certo é que todos os membros da equipa portuguesa deram o melhor, trabalharam (e muito!) para dignificar as cores portuguesas. E fizeram-no. Não serve de desculpa, mas aqueles que gostam de reflectir, façam um exercício de imaginação e tirem de qualquer uma das grandes potências, pelo menos 4 jogadores cruciais do seu plantel e depois acrescentem a perda de mais 1, na véspera da partida e de um num jogo de ganhar por doença. Decerto que todas essas superpotências teriam sérios problemas. Assim mesmo, Portugal passou por tudo isto, apurou-se para o segundo Eurobasket em 4 anos, e lutou muito. Ninguém mais do que os atletas, treinadores e staff quereria as vitórias. Podia ter sido melhor? Claro! Pode sempre. Mas acreditem que foi um excelente comportamento dos "guerreiros" lusos. E contem com Portugal no futuro. Falo dos adeptos portugueses porque as outras equipas já contam connosco e não menosprezam o nosso valor.

In Fpb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário